COZINHAS INDUSTRIAIS

> COZINHAS INDÚSTRIAIS

Informações de contato

Rua Maurício Miguel Nasser Abrão, 126 – CIC, Curitiba – PR
+55 41 3014-5356
contato@brumtec.com.br

Sistema de extinção de incÊndio para COZINHAS Industriais e proteção de coifa

Já é algo certo que as cozinhas industriais são uma grande fonte geradora de incêndio, em virtude dos diversos equipamentos  que elas precisam para funcionar, como: fogões, fritadeiras, chapas, chairbroleir, fornos, churrasqueiras e entre outros.

A BRUMTEC Engenharia oferece as melhores soluções para Sistemas de Extinção de Incêndio em Cozinhas Industriais para diminuir esse risco e para que sua cozinha possa ser realmente segura e atender a todas as exigências das NBRs e Corpo de Bombeiros.

Sempre deve-se atuar em duas frentes, nas coifas, realizando a proteção de coifa e nos equipamentos de cocção e nos dutos de  exaustão, os quais possuem um grande risco devido a uma camada de gordura que se origina nas paredes internas.

Veja abaixo como é o funcionamento do sistema saponificante, o sistema de supressão por CO2 e sistema de intertravamento para proteção de coifa e cozinhas industriais. 

Os projetos e sistemas de prevenção contra incêndio de cozinhas industriais da BRUMTEC Engenharia seguem a NBR 14.518, caso o cliente deseje, pode-se seguir a UL-300 e NFPA-17A.

Para cada cozinha deve-se realizar um projeto próprio, para conseguir protegê-la da melhor forma possível. O sistema consiste em vários dispositivos que irão realizar de forma automática e autônoma, o combate e supressão ao princípio de incêndio, como:
  • Cilindros de inox pressurizado com agente extintor;
  • Sistema de tubulação em inox, com os bicos de descarga;
  • Sistema de detecção do incêndio, podendo ser com tubo sensor ou detectores de temperatura;
  • Central de incêndio e intertravamento, onde é responsável pela leitura e interpretação dos sinais do sistema de detecção, e liberação do agente extintor e todo o sistema de intertravamento.
Quando a válvula do cilindro é aberta, libera o agente extintor nos equipamentos de cocção e filtros, primeiramente ele resfria a superfície e reage com a gordura, que está em elevada temperatura. Ao reagir, é formado um tipo de superfície que separa a gordura do ar, logo impedindo que a reação em cadeia do fogo ocorra, fazendo o abafamento do incêndio. Uma grande vantagem é que os equipamentos não são comprometidos e nem os ocupantes do local. Esse tipo de sistema é recomendado para locais com fluxo de pessoas, como cozinhas em shoppings centers, hospitais e hotéis.
Conforme as normas de cada local e/ou exigência de cada cliente, é possível realizar o combate ao incêndio nos dutos, com o Dióxido de carbono (CO2).
Porém para tal deve-se utilizar dampers corta-fogo no sistema de dutos, de tal modo que, quando o agente de supressor for dispersado no interior dos dutos, ele fique enclausurado, realizando assim a extinção do incêndio e não se desviando para a cozinha, onde poderá causar acidentes, visto que o CO2 em altas quantidades é tóxico ao ser humano.
  • Para esse tipo de sistema temos os seguintes grupos de dispositivos:
  • Cilindros de CO2 com válvula própria para sistemas fixo de combate a incêndio;
  • Sistema de tubulação dimensionada para esse fim, sistema de detecção de incêndio que deve ser instalado no interior dos dutos, podendo ser com detector de temperatura ou tubo sensor;
  • Central de incêndio e intertravamento.
Os sistemas de combate fixo, como os que utilizam os agentes saponificante e/ou CO2, mencionados acima, devem ser instalados juntamente com o sistema de intertravamento, somente assim será possível atender a todos os requisitos das normas e garantir o seu funcionamento.
  • Por exemplo, um desses sistemas for acionado, deve ser realizado uma série de comandos. Como:
  • Comunicar com o sistema de detecção e alarme de incêndio da edificação, para que os ocupantes saiam do local;
  • Cortar o fornecimento de gás, através do acionamento da válvula solenóide, assim evitando uma possível evolução do incêndio;
  • Desligar o sistema de exaustão, evitando que o incêndio que esteja nos dutos ou coifas se alastrem para outros locais;
  • Acionar os dampers corta-fogo, realizando o enclausuramento do CO2.
Extinção de Incêndio para Cozinha Industrial proteção de coifa
Shopping Cart
Abrir chat
Como podemos te ajudar hoje?
Como podemos te ajudar hoje?