Blog

Icone Brumtec

QUAL A IMPOTÂNCIA DO

CMAR? SAIBA MAIS...

O QUE É CMAR?

O CMAR é uma medida de prevenção e combate a incêndio exigido para várias edificações. Seu objetivo é diminuir as condições para crescimento e propagação do fogo, assim como, a geração de fumaça, a qual, muitas vezes é a grande geradora de óbitos.

 

Por exemplo: Em um ambiente simples, feito para se relaxar, assistir um bom filme ou ate interagir com a família, houve o início de uma chama, pequena e algo bem simples, causado talvez por um curto-circuito em uma má instalação elétrica. Nesse ambiente não houve o controle dos materiais de acabamento e revestimento na parede, e sim, instalaram um isolamento acústico altamente inflamável e tóxico, que durante a queima facilita a propagação das chamas. Com isso, o que poderia ser um simples local para descontrair, tornou uma armadilha capaz de desenvolver um incêndio de altas proporções e enorme periculosidade. Comprometendo toda uma edificação, e ainda, colocar vidas em risco.

LAUDOS TÉCNICOS, VISTORIAS E ENSAIOS​

O CMAR exigeque os materiais devem ser adequados com forme o tipo da edificação, para que tudo fique sob controle e não transforme os ambientes em armas mortais, ou seja o CMAR referem-se aos materiais que compõe:

  • PISOS: porcelanato, revestimentos de madeira, tapetes e entre outros;
  • PAREDES: tintas, revestimentos, papéis de parede e entre outros;
  • TETO: forro de gesso, drywall, madeira, PVC e entre outros.

Ou seja, qualquer material que esteja sobre as superfícies será considerado de revestimento. Portanto, não entram nesse controle os mobiliários, decorações e entre outros objetos do ambiente.

COMO FUNCIONA O CMAR? COMO É FEITO O CMAR?

Todos os materiais que compõem as superfícies de uma edificação precisam ser submetidos a “ensaios laboratoriais” em relação a sua combustibilidade, sobre forma como a chama se alastra e a quantidade de fumaça que emite em um incêndio, entre outros estudos. E assim, conseguir enquadrar qual classe que este material segue. Conforme o tipo da edificação é permitido certas classes de materiais. Por exemplo, caso a sua edificação seja um supermercado, é liberado as seguintes classes de materiais para pisos: I, II-A, III-A e IV-A.

Se você for um fabricante e planeja apresentar algum desses materiais para o comércio, primeiramente terá que contratar um laboratório especializado, para realizar vários ensaios e testes no seu material.

Todos esses ensaios específicos devem seguir as metodologias estabelecidas em normas, e com todos esses dados será possível enquadrar o material conforme a legislação do seu estado.

Conexões imperfeitas com produção de centelhas ou superaquecimento.

 

Brumtec Engenharia conheça o que é cmar

Obs: esta é a tabela para a classificação de piso, da NPT 10 do estado do Paraná, basicamente todos os outros estados usam uma tabela bem semelhante, e elas usam como referência a NBR 16.626.

É IMPORTANTE REALIZAR O LAUDO CMAR EM EDIFICAÇÕES JÁ EXISTENTES, ASSIM
COMO A ART?

Sim, com certeza! Da mesma forma nas edificações novas, é necessário contratar um profissional para se responsabilizar pelo CMAR da edificação, caso não exista um histórico dos materiais utilizados ou não tenha as informações necessárias para que o profissional consiga determinar qual a classe dos materiais empregados, será necessário submete-los a testes laboratoriais, para se conseguir concluir qual a classe dos materiais instalados.

Também existe a possibilidade de utilizar materiais retardantes ao incêndio, os mesmos também devem ser ensaiados e precisam de uma ART para o seu uso adequado.

Conexões imperfeitas com produção de centelhas ou superaquecimento.

____________________________________________________________________________________________

Gostou do assunto, mas ainda tem dúvidas? Então, entre em contato com a equipe especializada da BRUMTEC Engenharia

 

Shopping Cart
Abrir chat
Como podemos te ajudar hoje?
Como podemos te ajudar hoje?