Blog

Icone Brumtec

QUAIS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA

CONTRA INCÊNDIO NA INDÚSTRIA

Por armazenar diversos materiais químicos, instalações elétricas e máquinas em grande escala, o ambiente industrial está sujeito riscos elevados de ocorrência com incêndios. Por isso, adotar medidas de prevenção e segurança contra incêndio é muito importante.

Quais são as medidas de segurança contra incêndio nas indústrias
Ter vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros

A vistoria do Corpo de Bombeiros é realizada para liberar ou embargar o funcionamento de um local, de acordo com as exigências e normas de segurança que o local deve oferecer.

O ambiente só pode entrar em funcionamento se receber o alvará do Corpo de Bombeiros permitindo o início das atividades. Caso contrário, é dado um novo prazo para que a empresa faça conforme as alterações necessárias e solicitadas para o funcionamento. Após a vistoria e a liberação do local, o Corpo de Bombeiros oferece o AVCB, que prova que aquele ambiente está em dia com suas obrigações de segurança.

Elaborar um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) é um documento exigido e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros. Esse conjunto de ações, que garante a segurança das pessoas, exige que as instalações da empresa recuperada em conformidade para o combate a incêndio e operando da forma correta.

Seu objetivo é proteger a integridade de pessoas em casos onde há acidentes gerados pelo fogo, além de prevenir os riscos e como correção de incêndio. Ele é feito para orientar como pessoas que recuperam no local atingido, principalmente para que saibam o que fazer na hora de procurar locais seguros.

Idealmente, o PPCI precisa ser elaborado na construção da indústria. Casos de casos, uma empresa escolhida específicaida participa das obras já instalando o sistema adequado ao tipo de produção e ocupação que ali terá. Como não é o caso de muitas indústrias, esse projeto precisa ser contratado o mais breve possível para haver a instalação do sistema.

Ter equipamentos e sistemas de detecção e alarmes em dia

É essencial que uma empresa esteja equipada com equipamentos, como extintores e sistemas de detecção e alarme.

Os extintores de incêndio foram criados para combater incêndios de maneira rápida e imediata. Além disso, para um eficaz combate ao incêndio, é necessário saber manusear ou extintor de forma correta, para não correr nenhum risco ou agravar ainda mais a situação do incêndio.

Já o sistema de detecção e alarme de incêndio é composto por equipamentos que detectam o fogo na fase inicial, para que seja combatido o mais rápido possível.

Esse sistema possui composições específicas e uma série de funções para atuar tanto na prevenção, quanto no combate a incêndio, acionando equipes especializadas para cuidarem da ocorrência.

Por fim, é necessário que o ambiente industrial concentre, também, os Equipamentos de Proteção Coletiva, chamados de EPC, que têm o objetivo de proteger o ambiente de trabalho. Esses equipamentos são fundamentais para promover maior segurança, como placas de sinalização, cavaletes, sensores de presença e chuveiro lava-olhos.

Instalar sistemas adequados ao ambiente industrial

Quando uma indústria contrata uma empresa especializada para instalar sistemas de combate a um incêndio, será levada em conta a atividade exercida naquele ambiente. Isso ocorre porque há sistemas que são mais eficazes em determinados tipos da indústria.

Os sistemas de combate a incêndio são:

Sistema fixo de CO2: ideal para áreas offshore como em áreas onshore, desde que sejam locais em que não haja a presença contínua de pessoas, devido ao risco de asfixia.
Sistema fixo de água: ideal para ambientes industriais que não contenham equipamentos eletrônicos e / ou maquinários que podem se corromper com a presença de água.
Sistema fixo de espuma: ideal para indústria de petróleo e gás.
Sistema fixo de agente limpo: ideal para ambientes industriais que contenham equipamentos eletrônicos e / ou maquinários que podem se corromper com a presença de água.

Treinar os trabalhadores para combate a incêndio

Como nunca se sabe quando um incêndio vai ocorrer, é fundamental que os trabalhadores de uma indústria pré-preparada para agir nesse caso, assim como para evacuar o local com segurança.

É fundamental com que haja, de tempos em tempos, um treinamento de combate a incêndio. Esse treinamento é essencial no ambiente industrial, por conta do seu risco elevado de incêndio, pela presença de materiais inflamáveis.

Além do treinamento de combate a incêndio, é indicado que o ambiente industrial possua uma brigada de incêndio interna. A brigada é um órgão constituído por funcionários treinados para atuar quando é percebido algum foco de incêndio, assim como para atuar em casos de prestação de primeiros socorros.

Precisa de atendimento especializado para segurança de incêndio da sua empresa? Conte com quem é especialista no assunto! Fale já com a   Brumtec Engenharia

______________________________________________________________________________________

Fonte: Blog MI Fire
Escrito por: Paulo Augusto C. Damasceno

Shopping Cart
Abrir chat
Como podemos te ajudar hoje?
Como podemos te ajudar hoje?