Blog
IMPORTÂNCIA DOS SPRINKLERS
EM SHOPPINGS CENTERS
Naturalmente os shoppings centers são grandes edificações que contém vários pavimentos e uma circulação elevada de pessoas. Para manter este local seguro contra possíveis acidentes de incêndio, os sprinklers são excelentes dispositivos para garantirem a segurança.
De acordo com as estatísticas do Instituto Sprinkler Brasil, em 2020, foram contabilizadas ━ e noticiadas pela imprensa ━ 1.244 ocorrências de incêndios anteriores de janeiro a dezembro. Desses, a categoria que mais teve acidentes foi a de especificações comerciais, que incluem os shoppings centres. Foram 255 registros em todo o Brasil, ou seja, 20,5% do total. Se comparado a 2019, o índice cresceu 19%.
Esses números demonstram uma importância de se contar com chuveiros automáticos. Assim como de manter uma rotina de vistoria e manutenção, conforme a instrução do fabricante, para se ter a certeza de que eles estão funcionando corretamente. Além disso, esse local é definido por diversos ambientes diferentes em sua estrutura, que merecem atenção.
Praça de Alimentação
Por possuírem diversas cozinhas, partículas de gordura e resíduos condensados de óleos inflamáveis são conduzidos pelo sistema de exaustão, onde pode haver acúmulo de detritos. Assim, pode ser formada uma camada residual espessa e com um grande potencial para propagar chamas. Também, há os equipamentos de cocção que geram calor e, por trabalharem diretamente com fogo, aumentam os riscos de acidente.
Lojas
Um dos locais mais propensos a incêndios em um centro comercial são as lojas. Isso porque muitos lojistas, ao perceberem que precisam um custo alto para a instalação de chuveiros automáticos específicos, tentam baratear como podem. Dessa forma, acabam negligenciando os investimentos em segurança, comprando tampões – aqueles que não estão de acordo com os requisitos exigidos pelas normas ━ no lugar de sprinklers e contratando profissionais sem qualificação para realizar a instalação. Ainda, nesses ambientes, há muitos fatores que contribuem para a propagação das chamas em caso de acidente com fogo. Os forros das lojas, os materiais de venda, como roupas e sapatos, são alguns exemplos.
Estacionamento
Esses locais também merecem atenção, especialmente possuem líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool e diesel no interior dos veículos estacionados. Aqui no nosso site, temos um artigo explicando mais sobre a instalação de chuveiros automáticos nessas áreas.
Confira alguns erros no uso de sprinklers em shoppings centers
Até aqui, você viu a importância do uso de sprinklers em shoppings centers, assim como o perigo encontrado em alguns ambientes. Agora, chegou o momento de compartilharmos algumas ações consideradas erradas quanto ao uso dos chuveiros automáticos. Confira, na sequência!
1. Não cumprimento das normas
Todo shopping possui um caderno de especificações de segurança. É fundamental que, nesse documento importante, não existem erros quanto às recomendações para a instalação de chuveiros automáticos. Também, que seus itens selecionados selecionam e de acordo com Normas Técnicas em vigor, tanto quanto os nacionais, quando necessário. Além disso, é indispensável que sigam a legislação das autoridades locais.
A norma brasileira a ser seguida para a instalação de sprinklers em shoppings centers é a ABNT NBR 10897: 2020. Essa, inclusive, classifica esses ambientes como risco ordinário, fazendo parte do grupo de risco I da diretriz.
Além disso, cada estado deve seguir as recomendações do Corpo de Bombeiros do seu distrito. Isso porque cada unidade da federação possui normas. Tanto que, se compararmos como de São Paulo e do Rio de Janeiro, no primeiro estado não são exigidos sprinklers em shoppings centers com área menor ou igual a 750 m² e altura inferior a 12 m. Já no segundo estado, somente são obrigatórios os chuveiros automáticos nas edificações com altura maior que os 12 me em terreno sem acesso de autoescada.
2. Válvulas nos pontos de entrada
Às vezes, esse tipo de válvula é instalada de forma errada no ponto de entrada da loja. Muitos dos manuais citados no tópico acima, solicitam válvulas borboletas sem volante ou de esfera. Mas estas, que são de fechamento rápido, não estão previstas nas normas de instalação de sprinklers em shoppings centers.
3. Distanciamento entre bicos
Outra informação que não pode estar equivocada nos cadernos técnicos é quanto ao distanciamento entre bicos dos chuveiros automáticos. A norma de Projeto e Instalação, a ABNT NBR 10897: 2020, orienta que a distância máxima entre os sprinklers, nos riscos leve e ordinário, seja de 4,60 m.
Já em relação à parede, a norma orienta, em termos gerais, sem requisito 7.7.2, que: “A distância de um chuveiro automático até uma parede não pode exceder metade da distância máxima permitida entre chuveiros automáticos. A distância do chuveiro à parede deve ser medida perpendicularmente à parede “.
4. Reaproveitamento de aspersores
Quando um lojista troca de ponto, costuma reaproveitar de forma errada os aspersores da loja anterior. Isso porque muitos desrosqueiam o chuveiro automático e o colocam no novo espaço. Porém, quando um desses dispositivos é derivada da rede, não pode ser reaproveitado, pois seu bico pode sofrer danos, que nem sempre são buscados. A norma da ABNT, que citamos, não permite o reaproveitamento, conforme descrito no requisito 5.2.1.1, onde diz: “Somente chuveiros automáticos não treinados devem ser instalados“.
5. Sprinklers certificados com
o objetivo de reduzir custos, muitos lojistas acabam comprando chuveiros automáticos sem certificação. Ou seja, aqueles conhecidos, também, como tampões. Esses dispositivos podem apresentar falhas e até entupir.
Evitando esses erros, é possível ter mais segurança com o uso de sprinklers em centros de compras, um ambiente fechado com alta circulação de pessoas. Aproveite para ler, também, o artigo Riscos de incêndio em ambientes fechados. E continue acompanhando nosso site para saber mais sobre chuveiros automáticos e outros dispositivos de combate a incêndio.
Precisa de atendimento especializado para segurança de incêndio da sua empresa? Conte com quem é especialista no assunto! Fale já com a Brumtec Engenharia .
Fonte: Portal Skop