Blog
Atenção! Aumento no número de incêndios no Brasil é preocupante!
O QUE É IMPORTANTE SABER?
As notícias de incêndios estruturais começaram o ano em alta. É o que revela levantamento do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios no Brasil, o Instituto conseguiu capturar 214 ocorrências de incêndios estruturais no primeiro mês deste ano, representando alta de 12,7% ante o mesmo mês do ano anterior, quando foram registradas 190 notícias.
Os números representam uma alta progressiva em comparação com janeiro de 2021 e 2020, quando foram capturadas 157 e 92 reportagens, respectivamente. “O ano já começa com elevada quantidade de ocorrências de incêndio pelo País. Temos acompanhado casos em shoppings, indústrias, teatros, hospitais e outras edificações. Sabemos que esses incêndios tradicionalmente acontecem por problemas de qualidade de equipamento, falta de manutenção, erros de projetos e de instalação, problemas de treinamento da mão de obra e falta de interesse, de modo geral, dos proprietários na proteção contra incêndio, que fazem somente o mínimo necessário para ser aprovado pelos bombeiros”, diz Marcelo Lima, consultor do ISB.
Os sinistros contabilizados são os chamados “incêndios estruturais”, ou seja, aqueles que poderiam ter sido contornados com a instalação de sprinklers e ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus, entre outros. O ISB não inclui nas estatísticas os incêndios residenciais, que apesar de também serem incêndios estruturais, não são objeto de acompanhamento porque a legislação de segurança contra incêndio não se aplica a residências unifamiliares, onde acontece o maior número de ocorrências.
A legislação de prevenção e combate a incêndios é estadual e está atualizada. A de São Paulo é uma das mais avançadas do País e serve de modelo para grande parte do Brasil. “A questão está em aplicá-la corretamente”, explica Marcelo Lima.
“O estado exige a instalação de sistemas de incêndio, mas não faz qualquer exigência quanto ao nível de qualidade dos equipamentos. Não há certificação, exceto para extintores. Com isso, temos sistemas instalados por todo o Brasil que atendem plenamente à legislação, mas que provavelmente não funcionarão e isso só será descoberto no pior momento, durante uma ocorrência de incêndio”, conclui Lima.
________________________________________________________________________________________________
Precisa de atendimento especializado para segurança de incêndio da sua empresa? Conte com quem é especialista no assunto! Fale já com a Brumtec Engenharia !
________________________________________________________________________________________________
Fonte: Instituto Sprinkler Brasil