COZINHAS INDUSTRIAIS
> COZINHAS INDÚSTRIAIS
Informações de contato
Sistema de extinção de incÊndio para COZINHAS Industriais e proteção de coifa
Já é algo certo que as cozinhas industriais são uma grande fonte geradora de incêndio, em virtude dos diversos equipamentos que elas precisam para funcionar, como: fogões, fritadeiras, chapas, chairbroleir, fornos, churrasqueiras e entre outros.
A BRUMTEC Engenharia oferece as melhores soluções para Sistemas de Extinção de Incêndio em Cozinhas Industriais para diminuir esse risco e para que sua cozinha possa ser realmente segura e atender a todas as exigências das NBRs e Corpo de Bombeiros.
Sempre deve-se atuar em duas frentes, nas coifas, realizando a proteção de coifa e nos equipamentos de cocção e nos dutos de exaustão, os quais possuem um grande risco devido a uma camada de gordura que se origina nas paredes internas.
Veja abaixo como é o funcionamento do sistema saponificante, o sistema de supressão por CO2 e sistema de intertravamento para proteção de coifa e cozinhas industriais.
Os projetos e sistemas de prevenção contra incêndio de cozinhas industriais da BRUMTEC Engenharia seguem a NBR 14.518, caso o cliente deseje, pode-se seguir a UL-300 e NFPA-17A.
Proteção de coifa com Saponificante
- Cilindros de inox pressurizado com agente extintor;
- Sistema de tubulação em inox, com os bicos de descarga;
- Sistema de detecção do incêndio, podendo ser com tubo sensor ou detectores de temperatura;
- Central de incêndio e intertravamento, onde é responsável pela leitura e interpretação dos sinais do sistema de detecção, e liberação do agente extintor e todo o sistema de intertravamento.
Proteção de dutos com CO²
- Para esse tipo de sistema temos os seguintes grupos de dispositivos:
- Cilindros de CO2 com válvula própria para sistemas fixo de combate a incêndio;
- Sistema de tubulação dimensionada para esse fim, sistema de detecção de incêndio que deve ser instalado no interior dos dutos, podendo ser com detector de temperatura ou tubo sensor;
- Central de incêndio e intertravamento.
Sistema de Intertravamento
- Por exemplo, um desses sistemas for acionado, deve ser realizado uma série de comandos. Como:
- Comunicar com o sistema de detecção e alarme de incêndio da edificação, para que os ocupantes saiam do local;
- Cortar o fornecimento de gás, através do acionamento da válvula solenóide, assim evitando uma possível evolução do incêndio;
- Desligar o sistema de exaustão, evitando que o incêndio que esteja nos dutos ou coifas se alastrem para outros locais;
- Acionar os dampers corta-fogo, realizando o enclausuramento do CO2.